Estudo PGM 13 – Quem quiser ganhar, perde. Quem perder, Ganha

Estudo PGM 13- VIDA E MINISTÉRIO DE JESUS.
“Quem ganha, perde e quem perde, ganha”. –
(Marcos 8:34-38)
Introdução:

Todos nós gostamos de ganhar. Ninguém gosta de
perder. Queremos ganhar sempre, queremos lucrar
sempre, queremos nos dar bem sempre. Não queremos sofrer perdas, prejuízos e revezes.
Jesus, porém, nos ensina algo bem diferente para aqueles que querem segui-lo, ele disse:
Faça a leitura de Marcos 8:34-38. “Quem quer ganhar vai perder e quem perder vai ganhar”. Vamos entender essa lógica de Jesus :
I. O que é preciso para ser um discípulo de Jesus? (vs. 34)

A. Negar-se a si mesmo – Só poderemos estar com Jesus se deixarmos de lado o nosso “eu”. Ou iremos fazer a nossa vontade ou iremos fazer a vontade de Jesus. Imagine um trono. Esse trono é o controle de nossa vida. Só uma pessoa poderá assentar-se nesse lugar. Ou iremos estar assentados nesse trono ou iremos deixar Jesus assentar-se. Para estarmos com Jesus precisamos abdicar desse lugar a fim de que ele controle a nossa vida.
B. Tomar a sua cruz – A cruz era algo muito conhecido dos judeus que estavam sob o domínio romano. A crucificação era destinada aos maiores criminosos. Antes de alguém ser crucificado, o condenado era obrigado a desfilar pela cidade carregando a trave de sua cruz.
Aquele que carregava a trave era na verdade um vivo morto. Para vivermos com Jesus precisamos nos considerar mortos para nós mesmos, dispostos a pagar o preço de segui-lo diante das pessoas.
Tomar a cruz é ter disposição de sofrer e morrer por Jesus.
C. Segui-lo – Seguir significa “ir atrás de”. A marca do discípulo de Jesus é a obediência. Aqueles que querem seguir a Jesus devem ter a disposição de ouvir suas orientações, imitá-lo em tudo e
obedecer as suas palavras.
II. Quais as consequências de ser um discípulo de Jesus? (vs. 35-38 )

A. Salvar sua vida – Jesus disse que quem quiser salvar sua vida iria perdê-la, mas quem perder a sua vida por causa dele e do Evangelho iria ganhá-la. Isso por que:

  1. O que adianta uma pessoa ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? O que adianta uma pessoa conquistar tudo nessa vida e gozar de todos os prazeres dessa vida e perder
    aquilo que é mais importante e eterno. O que são 100 anos comparados a eternidade?
  2. O que uma pessoa poderia fazer para salvar a si mesma?
    Absolutamente nada. Muitos pensam que poderão comprar a sua salvação sendo uma pessoa boa ou fazendo boas obras. A palavra de Deus nos diz em Ef.2:8-9 que a salvação não é pelas obras.
    Imagine que houvesse uma nota para sermos salvos. Deus estabelece o padrão de perfeição em sua palavra. Nós somos imperfeitos. É a mesma coisa que acontece a um aluno que tira 10 em todas as matérias, mas reprova apenas em matemática. A não aprovação em uma matéria o impede de passar de ano. Se formos sinceros, vamos admitir que reprovamos em várias matérias concernentes ao padrão de Deus. (1 João 1.8)
    De fato não podemos salvar a nós mesmos, precisamos de um salvador, precisamos de Jesus Cristo. (João 5.24)
    B. Jesus não se envergonhará de nós quando vier reinar neste mundo. Você já sentiu vergonha? É ruim não é mesmo. Você já
    teve vergonha de outra pessoa? É igualmente ruim, não é mesmo?
    Quando isso acontece queremos desaparecer ou sumir com aquele que nos envergonha, não queremos ser identificados com essa pessoa. Pois bem, muitos tem vergonha de Jesus e de suas palavras.
    Para essas pessoas fica o alerta: Se você tem vergonha de Jesus agora, ele também terá vergonha de você mais tarde!
    (Mateus 10.32-33)
    Aqueles que não se envergonham de Jesus podem ter a certeza que Ele não se envergonhará deles quando vier em toda a sua glória.

    Conclusão:
    Quem ganha para si mesmo… perde! Quem perde sua vida para
    Jesus…ganha!

    Oração de entrega: Quem quer perder sua vida para Jesus e deixar ele ocupar o centro da sua Vida, o trono do seu coração?