(+11) 93341-4918
contato@ieci.org.br

Termos(Glossário)

TERMOS USADOS NA IGREJA:

*Discípulo:

“Ser discípulo de Jesus é aprender de Jesus, aprender do seu caráter e buscar ferventemente ser seu imitador”. 

Nos tempos de Jesus Cristo, um discípulo era um aluno que aprendia com o seu Mestre (Alguém a quem tinha como referência e Padrão de Vida). Um discípulo seguia os ensinos e o exemplo do seu mestre.
Jesus, também mandou fazer discípulos de todas as nações. Os discípulos de Cristo seguem as suas ordens e fazem o que lhe agrada.

Um discípulo era um aluno dedicado. Ele seguia seu Mestre, Rabi, Professor ou Senhor por onde quer que este ia, via o que fazia e ouvia o que ensinava e procurava se tornar mais como ele.
Jesus falava às multidões mas dava um ensino particular mais profundo e pessoal a seus discípulos, aqueles que andavam com ele, aqueles que buscavam ter a conduta dele (Marcos 4:33-34).
Os discípulos tinham um acesso privilegiado a Jesus, porque tinham um compromisso sério com ele, ao contrário do resto da multidão. Discipulado envolve relacionamento pessoal e verdadeiro.


O Chamado de Cada crente, é ser um discípulo de Jesus.
D
iscípulo significa ser um seguidor de Jesus. A conversão implica uma mudança de vida. Não fazemos mais parte da multidão que apenas ouve a palavra, mas nos tornamos discípulos praticantes da palavra, durante a nossa caminhada diária (Tiago 1:22).

O que faz um discípulo de Jesus?

  • Ama Jesus – o discípulo tem um relacionamento pessoal com Jesus; seu amor por Jesus o leva à obedecer e aprender dele – João 14:21
  • Aprende de Jesus – o discípulo é um estudante: estuda a Bíblia, ora e tenta ouvir o que Jesus lhe quer dizer; o Espírito Santo ensina o discípulo pessoalmente quando estuda a Palavra de Deus – João 14:26
  • Imita Jesus – o objetivo do discípulo é se tornar cada vez mais como Jesus, nosso maior exemplo; isso significa deixar o pecado e tentar fazer sempre o bem – Efésios 5:1-2
  • Obedece e segue Jesus – o discípulo põe em prática o que aprendeu, porque quer agradar Jesus; o discípulo vai onde Jesus manda ir; isso às vezes é difícil e exige sacrifício – Lucas 14:27
  • Fala sobre Jesus – o discípulo de Jesus faz mais discípulos de Jesus; ele quer que outros conheçam Jesus e descubram como é bom ser seu discípulo – Mateus 28:19-20
  • Convive com outros discípulos – a igreja é uma turma onde os discípulos aprendem e crescem juntos; ir à igreja é essencial na formação do discípulo – Hebreus 10:25

*Membro ou membresia:

O que significa ser membro do corpo de Cristo?

Cada pessoa salva é um membro do corpo de Cristo, unido a Jesus e ao resto do corpo da igreja.

Assim como cada parte do corpo tem uma função importante, cada cristão tem uma parte na obra da igreja. (Romanos 12:4-5).
A Obra da igreja, é promover o crescimento dos cristãos em direção a Cristo. (Maturidade cristã, significa ter todos os aspectos da minha vida controlado por um caráter cristão)
Dentro da Família de Deus, todos recebemos dons e talentos de Deus que servem para ajudar o resto da igreja, o resto das pessoas, a comunidade, nosso bairro e a nossa nação. Tudo o que fazemos agora toma uma proporção maior, pois já não fazemos coisas para nós mesmos. Não, ao contrário, agora tudo o que fazemos é para glória de Deus. (Colossenses 3.17-23)

Por exemplo, algumas pessoas têm o dom de ensinar a palavra de Deus, enquanto que outras têm o dom de encorajar e ajudar outros, ou mesmo de orar pelos outros.

Todos os membros do corpo de Cristo são importantes. Muitas vezes valorizamos mais as posições de liderança, mas cada função é importante e necessária para o bom funcionamento da igreja, DO CORPO DE CRISTO. A Bíblia explica assim: “Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato?” (1 Coríntios 12:17)

Não devemos desprezar outros cristãos, porque cada um é parte do corpo de Cristo e reflete um pouco da glória de Deus. Precisamos uns dos outros (1 Coríntios 12:21-23). Viver para Cristo e espalhar o evangelho pelo mundo é um trabalho de equipe, promover o Reino de Cristo em tudo é um trabalho que deve ser realizado em comunhão um com os outros.

*Presbítero:

Na Bíblia o presbítero significa uma pessoa mais madura, que cuida da igreja. No contexto do Antigo testamento se referia a homens temerosos de Deus,  e que buscavam o conselho de Deus para guiar ao povo.
Os presbíteros são líderes na igreja, ensinam e buscam manter a ordem segundo a Palavra de Deus.
Eles têm autoridade na igreja, dada pela mesma igreja em confiança de que o Espírito Santo os usará para direcionar a igreja segundo a vontade de Deus.

Presbítero significa o mesmo que ancião – uma pessoa mais velha, respeitada por sua idade e sabedoria, na igreja, idade física não significa maturidade cristã, o que caracteriza um Presbítero e o que se espera dele é uma maturidade que reflete o caráter de Cristo.
Um presbítero é alguém com maturidade suficiente para liderar uma igreja de forma sensata. Não havia uma distinção clara entre presbítero e pastor na igreja Primitiva.

Os apóstolos eram considerados presbíteros porque cuidavam da igreja, junto com os outros líderes que eles formavam. Havia presbíteros em cada igreja, para orientar os outros fiéis. Algumas funções dos presbíteros eram:

  • Pregar e ensinar – transmitir e explicar a Palavra de Deus, para que todos crescessem – 1 Timóteo 5:17-18
  • Resolver questões difíceis – debater temas controversos e juntos tomar decisões – Atos dos Apóstolos 15:2
  • Orar pelos doentes – ungindo com óleo e pedindo por cura – Tiago 5:14-15
  • Pastorear – orientar e aconselhar os fiéis, para os fortalecer, mantendo a disciplina – 1 Pedro 5:1-2

Os presbíteros tinham autoridade e mereciam o respeito da congregação (Hebreus 13:17). O trabalho de um líder na igreja nunca é fácil. Seu objetivo não é ser “ditadores”; mas liderar pelo exemplo e com sabedoria. (1 Pedro 5.1-4)

*Pastor:

Na Bíblia, um pastor é uma pessoa que cuida dos outros membros da igreja, exercendo liderança. O pastor ajuda os outros membros a crescer, exortando, corrigindo, aconselhando e ensinando a viver de acordo com a Palavra de Deus. Os pastores merecem nosso respeito.

Deus distribui diferentes dons para as pessoas, para edificar a igreja. Um desses dons é a capacidade para ser pastor. De acordo com a Bíblia, os pastores fazem parte da liderança da igreja, junto com aqueles que têm os dons de ensino e evangelização (1 Coríntios 12:28). Essa liderança torna toda a igreja mais forte e capaz de cumprir sua missão.

Jesus é nosso grande pastor. Assim como um pastor de ovelhas cuida delas, Jesus cuida de cada um de nós, nos guiando e protegendo. Jesus é o bom pastor. Ele nos ama tanto que deu sua vida por nós! Toda liderança precisa ser baseada no amor e no exemplo de Jesus (João 10:14-15).

Ser pastor é uma grande responsabilidade! A Bíblia diz que os pastores (e outros líderes) terão de prestar contas a Deus por seu serviço (1 Pedro 5:3-4). O trabalho não é fácil e tem grandes desafios. Por isso, cada pastor precisa muito da graça de Deus e das orações.

O que um pastor faz?

O pastor pode ter várias funções. Assim como o pastor de ovelhas, o pastor pastoreia as ovelhas de Jesus. Promove e dá ferramentas para que os cristãos possam realizar seu ministério, suas tarefas de vida com o foco em Deus.
O pastor, ensina para que todos possamos chegar a ser parecidos com Jesus.
Na Bíblia, as funções de pastor, bispo e presbítero são mais ou menos as mesmas.

O pastor:

Ensina

O pastor é alguém que ensina outras pessoas a seguir a Bíblia, explicando o que ela significa. Isso pode ser feito através da pregação, de estudos bíblicos ou conversas pessoais. Assim, o trabalho de pastor e de professor muitas vezes se cruzam.

Lidera

Quando a igreja precisa de liderança e orientação, o pastor tem essa responsabilidade, junto com quaisquer outros líderes da igreja. Liderar significa orientar e resolver questões mais problemáticas, promovendo a paz e a união. O pastor tem autoridade espiritual sobre a igreja.

Cuida

Esse é o grande trabalho do pastor – cuidar da vida espiritual dos outros membros da igreja. O pastor dá aconselhamento e ajuda a resolver problemas na vida espiritual, através da verdade da Bíblia. O pastor é como um “médico” da saúde espiritual das pessoas.

Quem pode ser pastor?

O primeiro requisito para ser pastor é ter o chamado para ser pastor! Nem todos têm esse dom, mas aqueles que têm devem desenvolver o dom e usá-lo para o bem da igreja.

A Bíblia tem algumas recomendações sobre quem deve ser pastor ou líder na igreja:

  • Não deve ser novo na fé – porque ainda tem muito para aprender e pode se tornar orgulhoso – 1 Timóteo 3:6
  • Precisa ser bom cristão – sua vida deve ser um exemplo de moderação, sensatez e domínio próprio – 1 Timóteo 3:2-3
  • Deve ter boa reputação – não ter fama de fazer coisas erradas – 1 Timóteo 3:7
  • Deve amar a Bíblia – entendendo o que diz e se apegando à verdade – Tito 1:8-9

Se for pai de família, a forma como educa os filhos mostrará se tem capacidade para liderar a igreja. Se alguém não consegue liderar bem os filhos, provavelmente não conseguirá liderar bem uma igreja (1 Timóteo 3:4-5). Essas orientações ajudam a entender se alguém está pronto para assumir a responsabilidade de ser pastor.

Como devemos tratar os pastores?

A Bíblia ensina que devemos tratar os pastores com todo respeito (Hebreus 13:17). O trabalho de pastor é muito importante para a igreja, mas não é fácil. Devemos fazer tudo para ajudar e encorajar os pastores, tornando seu trabalho mais proveitoso.

Nenhum pastor é perfeito, O PECADO EXISTE NO HOMEM. Por isso, os pastores precisam de graça e perdão. Antes de criticarmos, devemos procurar entender a situação, E DEMONSTRAR GRAÇA E PERDÃO TAMBÉM COM OS NOSSOS LÍDERES. Assim, poderemos resolver os problemas com amor e respeito.

*Diácono:

Diácono significa uma pessoa que serve e ajuda a igreja. Na Bíblia, os diáconos tratavam de assuntos administrativos e prestavam ajuda aos fiéis, enquanto os pastores se dedicavam à pregação e ao ensino. O trabalho do diácono é muito importante em igrejas com vários membros.

No início da Igreja, os apóstolos lideravam e organizavam tudo. Os crentes davam ofertas à igreja, que eram distribuídas pelos apóstolos aos membros mais pobres e vulneráveis. Mas a Igreja cresceu muito e os apóstolos já não conseguiam pregar e administrar bem. Por isso, a igreja escolheu sete homens para servir às mesas e tratar da administração dos recursos (Atos dos Apóstolos 6:2-5). Surgiram assim os diáconos.


*O que faz um diácono?

O trabalho do diácono varia de igreja para igreja, mas sua função principal é diminuir a carga de trabalho do pastor ou presbítero. Todos devem ajudar na igreja, mas o diácono é uma pessoa responsável, que gere certas tarefas. Algumas coisas que o diácono pode fazer são:

  • Administrar as finanças da igreja
  • Gerir apoios sociais
  • Dar assistência aos necessitados
  • Cuidar do edifício e dos bens da igreja.
     

Em algumas denominações, o diácono também ajuda com funções espirituais, como administrar a Santa Ceia, participações no culto e aconselhamento dos crentes, visitas e cuidados específicos com pessoas necessitadas.

*Quem pode ser diácono?

O diácono precisa ser capaz de lidar com responsabilidade. Por isso, a Bíblia tem algumas recomendações sobre o caráter do diácono:

  • Sábio e cheio do Espírito – Atos dos Apóstolos 6:3
  • Boa reputação – 1 Timóteo 3:8-9
  • Gere bem a família – 1 Timóteo 3:12


A Bíblia também diz que é bom testar a pessoa para ver se tem boa reputação e capacidade para fazer o serviço. Essas não são regras rígidas mas ajudam a ver que tipo de pessoa é mais indicada para ser diácono – alguém responsável, fiel, honesto, organizado e temente a Deus.
 

Mulher pode ser diaconisa?

A Bíblia não proíbe mulheres de servirem como diaconisas. Diácono significa “servo”. Uma mulher chamada Febe era diaconisa (traduzido como “serva”) de uma igreja – Romanos 16:1.

Dependendo da tradução, “mulheres” em 1 Timóteo 3:11 poderá significar “diaconisas” ou “esposas dos diáconos”. De qualquer forma, esse versículo mostra que as mulheres que servem a igreja também devem ter as mesmas caraterísticas que os homens que servem – boa reputação, responsabilidade, fidelidade…

Créditos e Materiais.

*MICHAEL Youssef – O Estilo de Liderança de Jesus ; Editora Betânia 1987 ; Venda Nova; MG- Brasil
*NICHOLAS Richardson – Manual del Obrero Cristiano; Editorial Portavoz (Español) 1998 – Michigan; USA
*J. OSWALD Sanders – Liderança Espiritual;  Editora Mundo Cristão 2001 – Imprensa da Fé – São Paulo; SP – Brasil

error: Conteúdo protegido!