Estudo PGM 02 – Jesus nos encontra em meio às tempestades

Leitura do texto: João 6:16-21 – “Jesus nos encontra
em meio às tempestades”.
Explicando a passagem bíblica e o contexto:·Essa narrativa encontra-se logo após o milagre da multiplicação dos pães.
Jesus tinha ido ao monte orar sozinho enquanto os
discípulos se dirigiram ao mar da Galileia para irem de barco até Cafarnaum
— As tempestades, eram costumeiras no mar da Galileia no período da noite, pois, havia o encontro do ar quente com o frio agitando fortemente as águas. Os pescadores sabiam desta ocorrência.

Os discípulos tinham avançado pouco em sua viagem, o texto fala de cinco a seis quilômetros.
— Jesus vá ao encontro dos discípulos andando sobre o mar. Os discípulos a princípio ficam assustados com a aparição de Jesus.
— Jesus se identifica dizendo: sou eu! Não tenham medo! Os discípulos recebem a Jesus em seu barco e então conseguem chegar seguros à praia. Aplicando a passagem bíblica: Desta narrativa nós
podemos tirar algumas lições preciosas para nossas vidas:

  1. Todos nós atravessamos por tempestades em nossas vidas.
    Elas são costumeiras e conhecidas de nós. Porém, sempre temos
    medo quando enfrentamos alguma delas. Peça para o grupo citar alguns exemplos de tempestades que enfrentamos na vida. Exemplo de respostas: doenças, morte de alguém próximo, desemprego, etc. Apesar de sabermos que elas acontecem, não sabemos o quando e como elas afetarão a nossa vida.
  2. As tempestades nos abatem. Os discípulos de Jesus remaram bravamente. Cinco ou seis quilômetros pode não representar nada
    perante nossos olhos, mas para aqueles homens no barco foi um grande feito. Mesmo assim, todos os seus esforços não fizeram com
    que eles chegassem ao seu destino. O cansaço, a escuridão, o frio e o medo estavam castigando o barco e aos discípulos.
  1. Jesus Cristo vem ao nosso encontro em meio à tempestade.
    -Assim como Jesus veio ao encontro dos discípulos no meio da tempestade, Ele também vem ao nosso encontro quando passamos
    pelas tempestades da vida. Ele andou sobre o mar. O mar era visto como algo que não pode ser controlado, mas Jesus vem soberanamente sobre ele mostrando todo o seu poder. Aquilo que causava medo aos discípulos não abalou nem por um segundo o Senhor Jesus Cristo.
  2. Quando Jesus vem ao nosso encontro não devemos temer, antes devemos confiar. Os discípulos ficaram assustados, pois viram
    algo totalmente desconhecido e humanamente impossível de acontecer: Jesus andando sobre as águas. Mas é assim que Jesus muitas vezes se revela a nós nos momentos de tempestades. Ele vem
    de uma maneira inesperada e milagrosa. Devemos ouvir a sua voz que nos diz: Sou eu! Não tenham medo!
    Jesus deu uma ordem aos discípulos: Não tenham medo! Quando estamos com Jesus não há nada a temer. A presença de Jesus ocupa o lugar dos nossos medos e temores.
  3. Devemos receber Jesus em nosso barco para que alcancemos o nosso destino. Assim que os discípulos ouviram a voz do Senhor
    Jesus e a sua ordem, o texto nos diz que eles resolveram recebê-lo no barco. Eles tinham a opção de confiar Nele ou de rejeitá-lo naquele
    momento e seguirem sozinhos a sua viagem, mas não foi isso que eles fizeram. Eles resolveram recebê-lo em seu barco. A narrativa termina dizendo que após Jesus ser recebido no barco, eles logo chegaram à praia a qual se dirigiram. A presença de Jesus no barco, entre os discípulos fez toda a diferença. Eles puderam chegar à praia são e
    salvos.
    Conclusão: Nas tempestades da vida e em todos os momentos
    podemos escolher ter a presença de Jesus conosco e isso faz toda a
    diferença em nossas vidas.
    Oração: Que tal deixar Jesus entrar em nosso barco nesta noite? Vamos convidá-lo através de uma breve oração.
    Oração: neste momento ore com aqueles que quiserem entregar suas
    vidas a Jesus.