Estudo PGM 17 – Vale a Pena Seguir Jesus?

Estudo PGM 17- VIDA E MINISTÉRIO DE JESUS.
VALE A PENA SEGUIR A JESUS?- (MARCOS
10:28-31)

O que você ganha por seguir a Jesus? (vs.28). Pedro
ficou muito preocupado com o que tinha presenciado. Um jovem rico, que aparentemente seria um perfeito discípulo de Jesus, não quis abrir mão de seus recursos para seguir a Jesus. Agora ele se volta para Jesus e afirma: Nós (os discípulos)
deixamos tudo para segui-lo! O que Pedro queria saber é se existe alguma recompensa para aqueles que deixam tudo para seguir a Jesus? Veja o que Jesus respondeu:

I. Quem quer ganhar antes precisa perder. (vs. 29)
Jesus diz que aqueles que deixarem casa, irmãos, irmãs, pai, filhos, ou campos por causa dele e do evangelho com certeza irão ganhar, mas o que ele quis dizer com isso? Será que ele quer que façamos
voto de pobreza, que vivamos enclausurados num monastério ou como um eremita vivendo numa caverna no monte?
Com “deixar”, Jesus está se referindo ao ato de “abrir mão”, ou seja, de não considerar a coisa mais importante de sua vida, apegar-se a algo ou alguém.

1.A CASA – o conforto, a segurança do lar, o lugar que consideramos nosso.

2.IRMÃOS, IRMÃS, PAI, MÃE, FILHOS – o relacionamento familiar.
A família é aquilo que temos de mais precioso nesta terra.

3.CAMPOS – o lugar de onde vem a nossa comida- o trabalho. A fonte de renda segura.

QUAL O MOTIVO DA PERDA?:“POR CAUSA DE MIM E DO EVANGELHO”.
Não é abandonar tudo e todos , mas considerar essas coisas menos importantes que Jesus e seu Evangelho. Muita gente faz essas coisas, mas por causa de um trabalho, um melhor salário, uma
melhor oportunidade de vida– tudo, menos por causa do Evangelho.

II– Quem perde ganha (v.30)
“CEM VEZES MAIS”– Jesus não está apresentando um número exato, apenas quer dizer que a pessoa vai receber muito mais do que ela deixou para trás, ou seja, a recompensa será farta.
E o mais interessante– JÁ NO TEMPO PRESENTE!
Estaria Jesus pregando o Evangelho da Prosperidade? Não.
Lembrem-se que Ele acabou de falar para o jovem rico vender tudo o que tinha para segui-Lo (v.21).
Jesus está falando que quando perdemos as coisas terrenas, ganhamos as coisas espirituais, que têm muito mais valor!
A. NOVOS RELACIONAMENTOS = a pessoa que deixou para trás irmãos, pai, mãe e irmãs irá receber ‘cem vezes mais’ o número de irmãos, irmãs, pais e mães.
Jesus está falando da família espiritual– essa família é muito maior que a família natural. Você ganha milhares de irmãos e irmãs, pais e mães! Por isso os cristãos chamam uns aos outros de ‘irmãos’. Você tem uma gigantesca família por todo o mundo!
B. NOVAS POSSES =Novas casas e novas terras! O Senhor Jesus não está prometendo casas e terras no seu nome, para a sua prosperidade pessoal e conforto. Com uma nova família, há novas
casas e campos! Ele está falando de hospitalidade e apoio, ajuda e provisão através dessa nova família!
C. VIDA ETERNA: O melhor de tudo fica para o fim! O maior tesouro e a maior benção que poderia ser dada ao homem: a vida eterna! A vida eterna não se resume ao céu depois da morte, mas contempla
também a vida plena que deve ser vivida aqui e agora!
UMA ADVERTÊNCIA: Veja que com esses ganhos virá a perseguição. O cristão recebe todas essas bênçãos, COM PERSEGUIÇÕES! Quando você abandona as coisas que são preciosas aos olhos do mundo para seguir a Jesus– a perseguição é inevitável! Muitas vezes essas perseguições vêm
da própria família. As pessoas ficam ofendidas e bravas por causa do seu compromisso com a verdade do Evangelho!

Conclusão: – Jesus conclui seu ensino aqueles que se tornaram últimos nesta era
presente por causa dEle e do Evangelho– serão na verdade os primeiros no seu reino, ou seja, aqueles que são desprezados, largaram as honras e bens para seguir a Jesus e como consequência
se tornaram desprezados e ridicularizados são os que serão recompensados!
Enquanto que aqueles que são primeiros nessa era: as pessoas com prestígio, honra, status, segurança e conforto serão os últimos!
Como você se torna o último? Dando o primeiro lugar a Jesus. Oração.