Estudo PGM 01 – Um corpo Vivo, sendo igreja.
Lição 1- Agindo com humildade. (Efésios 3.14-21)
Introdução: Amados irmãos, nossa utilidade no corpo de Cristo começa por nossa necessidade de cuidado. Todos precisamos de Deus, precisamos de outras pessoas. Nosso objetivo de sermos maduros, vem da dependência, primeiro somos dependentes de Deus e interdependentes uns dos outros.
Imagine um grupo interconectado: um lugar onde pessoas que confiam umas nas outras podem falar da sua dor, suas preocupações, onde alguém responde com compaixão e oração.
Você pode falar com alegria, e alguém se alegra com você. Você pode pedir ajuda contra algum pecado, e alguém te aconselha e ora por você. Esse lugar pode ser o Pequeno Grupo.
Com Toda Humildade:
O primeiro caminho para vivermos uma vida verdadeira, é sermos humildes, reconhecendo as nossas fraquezas e as nossas necessidades. Alguns Fundamentos:
A humildade é essencial: A humildade sempre reconhece nossos muitos pecados e limitações e, então responde da seguinte forma:
“Eu preciso de Jesus e também preciso de outras pessoas”. Trata-se de um belo pacote que inclui a confiança no controle de Deus, a certeza do perdão e do amor do Senhor e uma franqueza que provém da vontade de descansar em Jesus, e não aparentar ser alguma outra coisa.
A Humildade conduz a oração. quer ver uma maneira prática de pôr a humildade em prática – peça a alguém orar por você- Deus estabeleceu seu reino na terra de tal modo que a forma que ele age, também inclui pessoas. Nós pedimos ajuda do Senhor e também a outras pessoas. Assim podemos ver Deus agindo através do seu povo.
Este é um exercício que todo Cristão deveria Fazer:
1- Identificar um problema em sua vida: sempre temos problemas batendo a porta, a lista inclui dinheiro, trabalho, relacionamentos,
saúde, questões ligadas aos nossos ministérios, famílias, educação de filhos, sonhos, a forma que nos relacionamos com Deus e nosso
desejo de viver para ele.
2- Conecte um problema específico à Escritura: quando você conecta um desses problemas às escrituras, você está procurando o conselho de Deus, você está se ligando com as promessas de Deus, com os mandamentos dele, se dispondo a ouvir o que ele tem a dizer. É preciso tempo para desenvolver essa habilidade, em face da extensão da escritura, começar hoje é uma boa oportunidade.
Alguns exemplos:
Alguém pode dizer: “às vezes é difícil para mim até mesmo orar pelas dificuldades da minha vida. Você pode orar para que eu entenda – profundamente, em meu coração- que Deus se importa comigo e que ele ouve a minha oração?” (Salmo 62.8)
“Estou doente há algum tempo e me inclino a ficar tão desencorajado! Você pode orar para que eu seja capaz de correr até Jesus sempre que me sentir desanimado?” (2 Coríntios 4.14-18)
“Tenho sido ríspido com meu cônjuge nas últimas semanas. Você pode orar para que eu viva com humildade e gentileza, à medida que temos que lidar com momentos, assuntos ou conversas difíceis?” (Efesios 4.1)
“Ultimamente, o gerente do meu departamento tem sido ríspido, crítico e rude. Eu já não sei o que pensar sobre tudo isso. Você pode me dar algumas ideias de como orar (Romanos 12.18)
Amados vejam como existe uma importância de buscar a Deus, não somente como último recurso, senão numa caminhada diária, em nossas alegria e tristezas diárias, em nossa dor e choro, em nossas tribulações e angústias, em nossas vitórias e conquistas.
A vontade de Deus é que busquemos ajuda, primeiro dele, e também das pessoas. Quando agimos assim, damos um passo importante para nos tornar aptos a ajudar os outros, pois os melhores auxiliares são os necessitados, e humildes, àqueles dispostos a mostrar o que Deus tem feito neles. Assim, abençoamos nossa comunidade e influenciamos os outros para que também sejam os fracos que se tornam fortes em Cristo.
Discussão e Respostas:
1- Alguma vez, você pediu a outra pessoa que orasse por você? Como isso terminou?
2- Já tinha considerado praticar, estabelecer conexões entre as suas necessidades e as promessas de Deus. Identifique, ali mesmo
algumas. Será que Deus tem alguma verdade referente a sua necessidade? Seja: problema de saúde, temores financeiros, dificuldade de relacionamento, solidão, amargura.
3-De que maneiras, você precisa se desvencilhar para se tornar alguém humilde? A quem você poderia pedir oração?
Separamos um tempo para orarmos juntos.
Conclusão:
A humildade é fundamental para aconselhar uns aos outros de forma eficaz e bíblica. Devemos buscar a humildade como uma característica de nossa vida diária e permitir que ela nos guie ao aconselhar uns aos outros. Alguém que já lidou com sofrimento pode ajudar ao outro a carregar o fardo. Deus abençoe.