Estudo PGM 08 – A necessidade de entender a Gratidão e praticá-la.

GRATIDÃO: “É uma expressão sincera, prática e alegre que nos permite reconhecer as coisas boas que recebemos, é reconhecer o papel de Deus e das outras pessoas em todo o bem que recebemos. É apreço pela pessoa de Deus, por quem Ele é e por
Sua salvação pela graça e todas as bênçãos que resultam dele, nos incluir em Sua família.”

Mandamento:
“16 Alegrem-se sempre. 17 Nunca pare de orar. 18 Seja grato em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês, que pertencem a Cristo Jesus.” (1 Tessalonicenses 5:16-18)
O Dia de Ação de Graças, é comemorado em muitos países, ele nos permite focar nossas mentes e avaliar se temos gratidão e se somos capazes de expressar nossa gratidão.
Podemos realmente ser gratos em meio a todas essas catástrofes dolorosas, momentos de luta e dificuldades que passamos?
A REALIDADE DA VIDA: GRATA E INGRATA: “Não existem apenas pessoas gratas e ingratas, também existem pessoas que sentem gratidão e não a expressam. E pessoas que, além de senti-la
sinceramente, com atitudes, palavras e ações, a expressam regularmente.”
Os agradecidos vêem a providência de Deus em tudo o que têm. Os gratos acreditam que não se trata de quanto temos ou não temos na vida, mas de quem é a fonte do que temos ou não temos, esse é o verdadeiro problema. Reflexão: “Uma das decisões importantes que todos os cristãos devem tomar é não apenas desfrutar do sentimento de gratidão pela graça, pelos dons divinos e pela bondade dos humanos, mas também expressar regularmente, por meio de nossas palavras, ações e uma boa atitude, nossos sentimentos de gratidão.”
“Deus não apenas nos dá mandamentos claros na Bíblia mas também por meio de histórias Ele nos mostra ações que devemos ou não ter, e que como filhos de Deus, devemos aprender sabiamente a escolher como agir.”

OS 10 LEPROSOS: EXEMPLOS DE GRATIDÃO E INGRATIDÃO.
(Lucas 17.11-19)

“Aos nove leprosos curados por Cristo não faltaram alegria e gratidão pelo milagre recebido. O que lhes faltava era mostrar sua gratidão ao Deus que os curou.”
“Enquanto Jesus estava a caminho de Jerusalém, ele chegou à fronteira entre a Galileia e Samaria. Ao entrarem em uma aldeia, dez homens com lepra ficaram à distância, gritando: “Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós”. E, vendo-os, disse-lhes: Ide e apresentai-vos aos sacerdotes. Um deles, quando viu que estava curado, voltou-se para Jesus e exclamou: “Louvado seja Deus!” E ele caiu no chão aos pés de Jesus e agradeceu pelo que ele havia feito. Aquele homem era um samaritano. ( Lucas 17:11-16 )
INGRATIDÃO A DEUS AÇÃO HUMANA NATURAL. “Não desenvolvemos naturalmente gratidão ao Deus Criador por nossas vidas e por tudo o que desfrutamos. Sobrenaturalmente, apesar de
tudo o que recebemos, temos que ser gratos.”
INGRATIDÃO: O MESMO VÍRUS COM SINTOMAS DIFERENTES.
“As formas de ingratidão são tão variadas que há pessoas que são ingratas e nem percebem que são. A ingratidão é apresentada com máscaras diferentes, mas em essência é a mesma.”
Existem inimigos poderosos que impedem que desfrutemos dos benefícios de sentir e expressar gratidão com sabedoria:
1-Ignorância bíblica: Falha em entender profunda e biblicamente a perdição em que estávamos e a salvação que nos foi dada.(Efesios 2.1-9)
2-Ignorância teológica: Falta de confiança e dúvidas sobre o poder soberano de Deus, mesmo depois de tudo o que ele fez. (Isaías 26.3-4).
3-Narcisismo destrutivo: Manifestado na presença de orgulho e egoísmo em nossas vidas. (Filipenses 2.3; Romanos 12.10)
4- A escolha de uma má atitude: Uma má escolha que influencia toda a vida. (Hebreus 12.1)
5- Dizer Não ao perdão: Escolha destrutiva que perpetua traumas. (Mateus 6.14-15)
6- Sincretismo: Mistura pecaminosa de pensamentos e de crenças que não condizem com a Palavra de Deus, isto impede a prática dos valores cristãos, não deixando que aproveitemos completamente as bençãos da Palavra de Deus. (Romanos 12.1-2); (Efésios 4.17-24)
Conclusão: “Aqueles que conseguem superar a pressão de sua natureza pecaminosa, amargura, ressentimento, narcisismo e materialismo que são fontes de ingratidão, podem optar por viver uma vida plena caracterizada por sábias expressões de sua gratidão.”
Oração: Oremos para ter um coração Grato, um coração que exercita dependência em Deus, um coração que valoriza as pessoas que Deus colocou na nossa vida. Pessoas por meio de quem o Senhor decidiu nos abençoar.