Isaque

Santidade

A santidade é um assunto ignorado atualmente. Um dos motivos é que estamos em uma zona de comodidade em relação a isso, pois julgamos que a perfeição nunca será alcançada e isso leva muitos cristãos a abraçarem a libertinagem por conta da dificuldade de levar uma vida que busca constantemente a santidade.  Romanos 8:1,2 nos mostra de uma forma tremenda que através do sacrifício de Cristo estamos livres do juízo que o pecado traz consigo. Isso é maravilhoso, mas muitos cristãos se apegaram somente a isso e se esquecem que Paulo também fala sobre o sacrifício e da exigência da lei que se cumpre em nós, para que vivêssemos não segundo a carne, mas segundo o Espírito. Deus nos livra da lei pela graça mas ao mesmo tempo nos dá a tarefa árdua de viver em santidade. 

John Stott, explica assim: “Somos libertos da lei como forma de aceitação, mas obrigados a guardá-la como caminho a santidade. Como fundamento da justificação, a lei não mais nos aprisiona. Mas como conduta ainda nos restringe, e buscamos cumpri-la ao caminharmos de acordo com o Espírito”

O problema maior talvez seja não entendermos o “não há condenação” e obedecermos por medo e obrigação, o que não é uma motivação tão poderosa quando o amor e a gratidão. Lloyd-Jones diz: “A diferença entre o incrédulo que peca e o cristão que peca é a mesma entre um homem que transgride a lei e o marido que fez algo errado contra sua esposa. Ele não infringe a lei mas magoa a esposa. Essa é a diferença. Não se trata mais de uma questão legal, é uma questão de relacionamento e de amor.” Por fim, o verso 4 nos mostra o que Cristo fez algo extraordinário e imerecido por nós, onde o propósito de sua vida, é tornar-nos santos, satisfazendo a “justa exigência da lei”. Não há como encontrar um motivo maior para viver uma vida santa. Sempre que pecamos, acabamos por frustrar o objetivo e o propósito da vida de Jesus! A santidade serve para isso, para nos aproximar cada vez mais de Cristo, e quando falhamos, magoamos a Pessoa com quem nos relacionamos e buscamos uma intimidade. 

Se isso não funciona como incentivo para levarmos uma vida santa, nada o fará.

Facebook
YouTube
Instagram