Estudo PG 05– “Vida Cristã”

“O que é sabedoria segundo a bíblia”

Introdução

(pergunta a ser feita: o que é sabedoria? O que a abrange? Como se identifica uma pessoa sábia?)                   

Sabedoria. Palavra muito utilizada em ambientes comuns que não sejam apenas contextos religiosos. Usualmente é utilizada como sinônimo de inteligência e quem a possuiu tem grande destaque e certo renome. Apreciada, mas não com um caráter preciso como a bíblia a define. Muitos provérbios foram criados por homens que, aos olhos de seus adeptos, chegaram à sabedoria são usados como lema de vida. Mas esses provérbios não expressam como Deus define a sabedoria, pois está focada no homem. Nossos dicionários relaciona a sabedoria como qualidade de um sábio, que possui vasto conhecimento devido a utilização léxica desta palavra que veio conotando esse sentido. A bíblia não considera apenas isso e por isso temos que nos atentar para a perspectiva certa do que é verdadeiramente sabedoria. Sabedoria não é sinônimo de apunhados de informações.

A bíblica é baseada em Deus, por isso, tudo que acontece e se vive é resposta de um aprendizado anterior sobre o próprio Deus que se esboça em reações ou decisões que seja coerente com esse Deus. Em outras palavras, colocar em prática aquilo que sabemos sobre Deus

 

A verdadeira sabedoria (Tg 3.13-18)

A sabedoria não apenas engloba o intelecto, mas muitos se relaciona com a maneira de vida e posturas das pessoas.  A Sabedoria que provém dos homens está ligada apenas a aspectos negativos como inveja, ambição egoísta e mentiras – de caráter terreno; totalmente oposto ao caráter de Deus. A Sabedoria que provém de Deus se caracteriza na humildade, pureza, pacífica, amável e altruísta, misericordiosa, sincera etc.

 

Vemos que os as qualidades são mais vistas em ações do que apenas pensamentos. A pessoa que se apossa da sabedoria divina VIVE de maneira que evidenciam características do próprio Deus que é puro, amável entre tantas outras.

As respostas dos sábios são respaldo do conhecimento que têm de Deus.

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Pv 1.7; 9.10)

A busca pelo sentido da vida foi e tem sido uma busca por muitas pessoas e áreas de estudo (por exemplo a filosofia). Visando apenas o homem muitas vezes as constatações finais depois dos debates e ensaios filosóficos não passam de conceitos que querem saciar o anseio humano e para isso constantemente isolam Deus deste sentido buscado. Em Provérbios vemos que o conhecimento (relacionamento) com Deus é a essência para uma vida que tenha sentido de verdade e que não precise se satisfazer em algo que não seja o próprio Deus, pois encontra tudo o que necessita Nele e conhece suas recompensas (Hb 11.6).

Em Salmos 14.1 vemos que os que não acreditam em Deus – os que excluem a verdadeira Sabedoria da “equação da vida” – não conseguem praticar a sabedoria pois praticam o mal e não fazem o bem, isto está em contra ponto a uma maneira sábia de se viver. Tudo isso por desprezar a existência de Deus. Por não conhecerem e se relacionarem com Ele, vivem longe Dele, longe da sabedoria.

Aplicação – você tem sido sábio?

  • Observe a vida de Jesus, veja como ele responde a tentação no deserto (Lc 4.1-13). Ele se vale da Palavra de Deus.
  • Quer ser uma pessoa sábia? Conheça a Deus. Tema-O. Se relacione com Ele.
  • A sabedoria de Deus não se limita ao campo da racionalização, mas como você tem praticado o que aprende sobre Deus.
  • Desafio: há muito sobre a sabedoria e essa é uma pequena introdução. Reflita no livro de Provérbios e observe a posturas do sábio e quem o capacita a ser sábio (Pv 1.7).

Oração: peça ao Senhor que o ensine a teme-lo, pois isto é sabedoria

Facebook
YouTube
Instagram