Prioridades para 2018

prioridades

Janeiro é o mês onde a maioria de nós estabelecermos novos alvos e objetivos para o ano. Namorar, casar, ter um filho, conseguir um emprego, uma promoção, aposentar, viajar, comprar uma casa, um carro. Para outros, os alvos são bem mais modestos: manter o emprego, quitar as dívidas, pagar as contas em dia. Apesar de todas essas coisas serem importantes, elas não um mesmo valor. Algumas coisas são mais importantes que outras. Sabemos disso, mas no dia a dia, como se isso não fosse verdade. A palavra prioridade significa o que vem em primeiro lugar, o que é mais importante. Para o cristão, sua lista de prioridades encontra-se na Bíblia. São elas: Deus, pessoas e coisas!

  • Deus antes das pessoas. Seu tempo diário de leitura bíblica, sua vida de oração, o Domingo dedicado à adoração e comunhão com os irmãos, revelam que Deus vem em primeiro lugar.
  • Pessoas antes das coisas. O cônjuge antes dos filhos, os filhos antes dos amigos, o próximo antes de si mesmo revelam que as pessoas são mais importantes que aquilo que podemos ter ou comprar.
  • As coisas. O trabalho, dinheiro, bens materiais, lazer e objetivos profissionais são sem dúvida nenhuma, importantes e necessárias. Porém, o desemprego vem, o dinheiro acaba, os bens matérias depreciam-se e os objetivos profissionais mudam. Deus, porém, é o mesmo ontem, hoje e amanhã. A palavra de Deus nos diz em Hebreus 13:5:“Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei.”

Por que precisamos de prioridades bíblicas? Porque só assim seremos capazes de ter uma vida equilibrada e saudável. As coisas passam, as pessoas partem e morrem, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. Lembre-se das palavras de Jesus:

“Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam.
Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. “Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz.
Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são! “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”. “Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? “Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”. Mateus 6:19-34

  Deus o abençoe,

Pr. Alexandre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *