Estudo Célula 21 – 2011

Quem ganha, perde e quem perde, ganha. – (Marcos 8:34-38)

Introdução:

Todos nós gostamos de ganhar. Ninguém gosta de perder. Queremos ganhar sempre, queremos lucrar sempre, queremos nos dar bem sempre. Não queremos sofrer perdas, prejuízos e revezes.

Jesus, porém, nos ensina algo bem diferente para àqueles que querem segui-lo, ele disse:

Faça a leitura de Marcos 8:34-38. “Quem quer ganhar vai perder e quem perder vai ganhar”. Vamos entender essa lógica de Jesus :

I.                    O que é preciso para ser um discípulo de Jesus? (vs. 34)

A. Negar-se a sim mesmo – Só poderemos estar com Jesus se deixarmos de lado o nosso “eu”. Ou iremos fazer a nossa vontade ou iremos fazer a vontade de Jesus. Imagine um trono. Esse trono é o controle de nossa vida. Só uma pessoa poderá assentar-se nesse lugar. Ou iremos estar assentado nesse trono ou iremos deixar Jesus assentar-se. Para estamos com Jesus precisamos abdicar desse lugar afim de que ele controle a nossa vida.

B. Tomar a sua cruz – A cruz era algo muito conhecido dos judeus que estavam sob o domínio romano. A crucificação era destinada aos maiores criminosos. Antes de alguém ser crucificado, o condenado era obrigado a desfilar pela cidade carregando a trave de sua cruz. Aquele que carregava a trave era na verdade um vivo morto. Para vivermos com Jesus precisamos nos considerar mortos para nós mesmos, dispostos a pagar o preço de segui-lo diante das pessoas. Tomar a cruz é ter disposição de sofrer e morrer por Jesus.

C. Segui-lo – Seguir significa “ir atrás de”. A marca do discípulo de Jesus é a obediência. Aqueles que querem seguir a Jesus devem ter a disposição de ouvir suas orientações, imitá-lo em tudo e obedecer as suas palavras.

II.                  Quais as conseqüências de ser um discípulo de Jesus? (vs. 35 -38)

A. Salvar sua vida – Jesus disse que quem quiser salvar sua vida iria perdê-la, mas quem perder a sua vida por causa dele e do Evangelho iria ganhá-la. Isso por que:

1. O que adianta uma pessoa ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

O que adianta uma pessoa conquistar tudo nessa vida e gozar de todos os prazeres dessa vida e perder aquilo que é mais importante e eterno. O que são 100 anos comparados a eternidade?

2. O que uma pessoa poderia fazer para salvar a si mesma?

Absolutamente nada. Muitos pensam que poderão comprar a sua salvação sendo uma pessoa boa ou fazendo boas obras. A palavra de Deus nos diz em Ef.2:8-9 que a salvação não é pelas obras.

Imagine que houvesse uma nota para sermos salvos. Deus estabelece o padrão de perfeição em sua palavra. Nós somos imperfeitos. É mesma coisa que acontece a um aluno que tira 10 em todas as matérias, mas reprova apenas em matemática. A não aprovação em uma matéria o impede de passar de ano. Se formos sinceros, vamos admitir que  reprovamos em várias matérias concernentes ao padrão de Deus.

De fato não podemos salvar a nós mesmos, precisamos de um salvador, precisamos de Jesus Cristo.

B. Jesus não se envergonhará de nós quando vier reinar neste mundo.

Você já sentiu vergonha? É ruim não é mesmo. Você já teve vergonha de outra pessoa? É igualmente ruim, não é mesmo? Quando isso acontece queremos desaparecer ou sumir com aquele que nos envergonha, não queremos ser identificados com essa pessoa. Pois bem, muitos tem vergonha de Jesus e de suas palavras. Para essas pessoas fica o alerta: Se você tem vergonha de Jesus agora, Ele também terá vergonha de você mais tarde!

Aqueles que não se envergonham de Jesus podem ter a certeza que Ele não se envergonhará deles quando vier em toda a sua glória.

 

Conclusão:

Quem ganha… perde! Quem perde sua vida para Jesus…ganha!

Oração de entrega: Quem quer perder sua vida para Jesus?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *