Esboço Célula 10 – 2011

O Senhor Jesus pode operar um milagre em nossa família (Marcos 5:21-43)

Introdução:

Nós nos preocupamos com os nossos filhos e a nossa família. Muitas vezes ficamos mais abatidos por ver um dos nossos sofrendo do que quando nos acontece algo. Queremos o melhor para a nossa família, buscamos sempre o melhor, mas é verdade que às vezes as coisas saem do nosso controle, e quando isso acontece, perdemos o chão e podemos nos entregar ao desespero.

Hoje vamos estudar a vida de Jairo. Ele buscou em Jesus a solução para o problema de sua filha.

 

I.      Quem era Jairo?

A.      Chefe da sinagoga – homem de prestígio, influência, recursos, mas nada disso foi capaz de evitar que sua filha ficasse doente.

B.      Pai aflito – sua filha estava à beira da morte (ela tinha perto dos doze anos)

C.      Pai desenganado – Alguém avisou que não tinha mais solução porque sua filha havia falecido e que não deveria incomodar mais a Jesus!

 

II.    O que eu Jairo fez?

A.      Foi até Jesus – Jairo não foi auto-suficiente, ele buscou quem de fato poderia resolver seu problema.

B.      Prostrou-se diante de Jesus – Jairo foi humilde, apesar de ser um homem de grande prestígio, ele se ajoelhou diante de Jesus.

C.      Implorou insistentemente – Jairo foi persistente, ele não descansou até conseguir a ajuda de Jesus. Jairo sabia que Jesus poderia curá-la e por essa razão não cessou de pedir por sua filha até Jesus o acompanhasse.

D.      Foi paciente – Enquanto se encaminhavam para a sua casa, Jesus operou uma cura em uma mulher que sofria com hemorragia. Jesus perguntou quem havia tocado nele, esperou que ela se revelasse e elogiou a sua fé. Em nenhum momento nós vemos Jairo apressando o senhor Jesus ou mesmo reclamando de sua demora.

E.       Foi crédulo – Mesmo diante da notícia de que sua filha acabara de morrer e que ele deveria deixar de incomodar a Jesus, Jairo, se apegou as palavras de Jesus que diziam:

“Não tenha medo! Tão somente creia!”

 

III.   O que Jesus fez?

A.      Ele atendeu o pedido de Jairo ( O senhor sempre atende aqueles que o buscam em humildade e fé)

B.      Ele demonstrou que tem tudo sobre o seu controle (O tempo de Deus nem sempre é o nosso tempo)

C.      Ele demonstrou que tem autoridade sobre todas as coisas ( Jesus não conhece o impossível, os métodos de Jesus muitas vezes não são os nossos métodos) .Jesus tomou pela mão e disse levanta-se!

D.      Ele se revela para aqueles que crêem. O senhor Jesus não operou o milagre na frente de todos, somente de alguns. Ordenou ainda que isso não fosse dito a ninguém. Muitos não acreditavam que Jesus a pudesse ressuscitar, outros riram dele. Porém, Jesus, operou um milagre a vista daqueles que confiaram nele.

 

Conclusão:

Você está passando por um problema em sua família? Qual é o seu problema? O que você tem feito para resolvê-lo? Que tal você buscar a solução em Jesus? Para isso é necessário que você: 1. Busque-o, 2. Proste-se diante e 3. Creia somente.

Oração e convite para entregar sua vida e família a Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *